Google

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Mario Sergio saiu

O vocalista principal do grupo Fundo de Quintal mudou e eu nem fiquei sabendo. Descobri ontem, pelo orkut.
Mario Sergio é mais um que deixa o grupo. Portanto, da formação inicial restam Sereno, Bira e Ubirany. Quem entra é Flavinho Silva, ex-grupo 100%.
Há tempos parei de acompanhar o FDQ, como já escrevi neste blog as últimas apresentações que vi (na TV ou em shows) foram muito ruins. O último DVD que assisti, "Quintal do Samba" também não é lá essas coisas, principalmente as músicas inéditas.

Estou curioso para saber como será a era pós-Mario Sergio. Mas confesso que não espero muito. Em uma pergunta rápida feita para aquele amigo meu que sabe tudo, o Google, descobri algumas das composições do novo cavaquinista do Fundo. "Não tá nem aí", "Papo de samba"; mais recentemente, "Pegar pelo pé" e "Ela só quer saber de sambar", todas essas em parceria com Moisés Santiago e Carlos Caetano. Além de "Fé em Deus", gravada por Diogo Nogueira.

Ou seja, provavelmente vamos ter de continuar a ouvir os discos antigos do grupo. Quanto ao Mario Sergio, improvável eu comprar um CD dele solo.
Foto: Quem lembra do Grupo 100%?

15 comentários:

Anônimo disse...

acho que ja estava na hora,pois o mario e muito especial e regravar musicas antigas ao vivo não. toda sorte do mundo mario sergio.

Anônimo disse...

Aqueles que não sabem admirar uma boa parceria e um novo modo de compor, podem desconsiderar o novo integrante do fundo de quintal.
Agora levem em consideração que a palavra final no FDQ é dos 3 reis magos (Bira, Ubirany e Sereno).
Eles não conhecem samba?
Zeca, Beth, Diogo Nogueira, FDQ já gravaram várias músicas do Flavinho. Será que eles são novatos no samba e não sabem escolher repoertórios e composições.
Quem não curtiu o pagode do 100%, na segunda sem lei no Esporte Clube Iguaçu, não tem moral para ser crítico de samba.
Dá licença meu amigo.
Está se fortalecendo detonando o trabalho alheio por falta de competência e criatividade.

Sucesso Flavinho.

Quem conhece o seu trabalho, sabe q vc merece.


Carlos Patrick,
Nova Iguaçu.

Fernando Augusto disse...

Desculpe, mas eu não gosto desse "novo modo de compor". Entendo que você goste do trabalho do cara. Claro que ele tem algum talento, senão não chegaria onde chegou.

"Quem não curtiu o pagode do 100%, na segunda sem lei no Esporte Clube Iguaçu, não tem moral para ser crítico de samba". Pelo amor de Deus né??

Anônimo disse...

Pois é, quem viu o Fundo de Quintal e quem vê...Resistiu bravamente ao maremoto de imundices (Pagodez, Sambabaca) da década de 90 e, logo agora, sucumbe diante de um dos condutores da imundice. Viva o bom samba!!! Quem nunca foi ao pagodez do Esporte Club Iguaçú?: EU NÃO FUI E, NÃO TERIA IDO NEM PAGO, pq ia onde tinha samba. Não quero nem citar o nome do novo integrante do FDQ, pq me deixa constrangido e mt triste. E como eu admiro o Ubirany...É por essas e por outras que o samba da Pedra do Sal vem virando um fenômeno as 2º feiras. É que lá não tem "frescuras" e, lá esses carinhas do pagodez tem medo de arriscar o que pensam saber. LAMENTÁVEL...MUITO TRISTE MESMO. SERIA MELHOR TEREM DEIXADO A VAGA OCIOSA. MAS, pensando bem, pra quem teve PELÉ e GARRINCHA e hoje tem DUNGA e OBINA...tá ttranquilo!

Anônimo disse...

Pois é, quem viu o Fundo de Quintal e quem vê...Resistiu bravamente ao maremoto de imundices (Pagodez, Sambabaca) da década de 90 e, logo agora, sucumbe diante de um dos condutores da imundice. Viva o bom samba!!! Quem nunca foi ao pagodez do Esporte Club Iguaçú?: EU NÃO FUI E, NÃO TERIA IDO NEM PAGO, pq ia onde tinha samba. Não quero nem citar o nome do novo integrante do FDQ, pq me deixa constrangido e mt triste. E como eu admiro o Ubirany...É por essas e por outras que o samba da Pedra do Sal vem virando um fenômeno as 2º feiras. É que lá não tem "frescuras" e, lá esses carinhas do pagodez tem medo de arriscar o que pensam saber. LAMENTÁVEL...MUITO TRISTE MESMO. SERIA MELHOR TEREM DEIXADO A VAGA OCIOSA. MAS, pensando bem, pra quem teve PELÉ e GARRINCHA e hoje tem DUNGA e OBINA...tá ttranquilo!

Anônimo disse...

Caramba...não seria mais coerente e digno convidar alguém que fosse realmente do meio do samba? Pq não o Deni de Lima? Seria até um fator motivador para que o cara superasse alguns problemas pessoais. Pq não o Almir? O MÁRCIO VANDERLEI, uma fera...??? Pq não o Vanderley Monteiro??? O Serginho Procópio??? Até o tal Dudú Nobre daria pra engolir, mas, isso que tá aí como escolhido,não dá. Não cabe. Não tem a mais remota condição, nem lógica. Bicho, será que o Bira tá com Esclerose, com Alzeimer, ou caduco??? Nós, público fiel do Fundo, respeitamos mt a escolha e vcs, mas, O FUNDO É UM DEFENSOR DO SAMBA AUTÊNTICO. AXÉ, SAMBA ROCK, PAGODEZ, LAMBADA...isso é outra praia. ISSO Essa escolha para substituir o Mário Sérgio tá sendo UMA DECEPÇÃO sem precedentes. A decadência de um grupo respeitado internacionalmente, por um grande EQUÍVOCO.

Anônimo disse...

Bom dia !!!
Também penso igual ao que o outro amigo anônimo citou.
Quem conhece de samba não da pra engolir o Flavinho, não estou falando mal do cara, mas tinha gente bem melhor que ele, e que tem mais a cara do Fundo de Quintal. Porem, conversando com algumas pessoas, me disseram que alguns grandes sambistas nem querem passar perto do Fundo de Quintal, devida tanta música ruim que os caras tem gravado.
Eu penso que o Fundo está querendo bater algum REDORDE, devido o tanto de regravações que tem feito.
Sorte ao Flavinho, mas creio que este seja o último suspiro do Fundo...

Anônimo disse...

Pois é, o Fundo de Quintal de tantos sucessos e tradições no contexto do samba mais autêntico, infelizmente, afunda em uma lama que ninguém imaginava. Quem olha o inicio do caminho, não imaginaria o que ocorreria nesse melancólico fim. O motivo de tamanha decadência tem raizes nas escolhas de samba p/ compor repertório de CDs, na quadra do Cacique. O Rildo Hora manda e desmanda. Um novo ciclo de compositores apresenta uma composição ótima e, logo ele corta, dizendo que a proposta não é aquela. Porém, o "cobras" chegam lá, cantam dez merdas e ele os deixa cantar pelo tempo que quiserem. Aí ocorre o de sempre. O Galocantô explode músicas que eles detonaram na escolha deles. O Casuarina também, assim como tantos outros que acreditam na nova safra...e a nova safra continua, como o Baiaco, o Mingo, o Paulão do Catete, o João Martins, o Dicáprio, o Ferreira, o Juninho Timbau...entre outros tantos. Flavinho Silva é a piada mais sem graça que ouvi nos últimos tempos.

Anônimo disse...

Flavinho quem?
Jogou aonde??
Pergunta se ele conhece o Neoci!!ele não vai saber!!
Queria ver chegar nos Cds "Ai que quebra a Rocha", "Seja Sambista também"....ali sim só quem era...
O mundo tá perdido!!!
Uma dica fala pra ele, mendem um algum site pra baixar a discografia do fundo, pq acho que ele vai ficar um pouco perdido, tocando A Amizade e o Show tem que Continuar!!
Salve o Samba!! e o FDQ TB!!

Anônimo disse...

Estou plemanente de acordo com quase todo mundo aqui que julga o Flavinho uma péssima aquisição para o FDQ. Já o próprio Mário Sérgio descaracterizou bastante o grupo quando entrou, com suas tendências de pagodinho mela-cueca e total e absoluta inaptidão pra cantar partido-alto. Contudo não deixa de se tratar de alguém que conhece muito de música. O Flavinho é um comédia que surgiu no boom dessa praga que é o pagodez e que infelizmente usa a mesma instrumentalização do samba, levando muitos leigos a confundirem as coisas e a dizerem que "vão no samba" quando na verdade vão escutar, Pique Novo, Bom Gosto, Pixote, Sensação, Exaltasamba e outros semelhantes, que quer se goste ou não, não tocam samba de verdade.

Tem muito cara bom que poderia preencher o lugar do Mário Sérgio, que fez ao grupo o favor de meter o pé. Além dos já citados aí pelo restante da rapaziada, tem até o próprio Agrião da Vila Isabel, bamba até às últimas e que tem longos anos de estradas no samba.

Abraços pra geral e apesar de tudo, toda a sorte do mundo pro Flavinho.

Jotacê da Vila

Nelson Borges disse...

Eu conheci o Flavinho Silva na pelada do Arlindo, e fizemos logo uma boa amizade. Flavinho é um rapaz sensacional, muito divertido, talentoso e com uma presença de palco que poucos tem hoje em dia.

Eu também parei de acompanhar o Fundo quando sairam o Arlindo e o Sombrinha, particularmente não gostei do novo som, porém, sei que o samba é democrático, não é porque eu gosto de ouvir Bide e Marçal que vou querer que todos ouçam também.

Eu não gosto deste samba dos novos grupos de pagode e a linha que estão seguindo o próprio Arlindo e o Zeca neste momento, mas isso é uma opnião pessoal.

Acredito que existam vários músicos e compositores talentosos nestes novos grupos,e com certeza Flavinho Silva está neste time, pois tive a oportunidade de acompanhar o seu processo de criação e gravação, o cara é fera.

Abraços e sorte Flavinho

Quem escreve aqui é o Prof.

Anônimo disse...

Ja Percebi q nem todos entenderam a ideia da entrada do Flavinho... Pessoal vamos usar o cerebro ao inves de fazer criticas ao kra.
Ele está entrando para renovar o FDQ, pq daqui ha uns anos o grupo poderá se estinguir, pois os tres q restam ja estao ficando velhinhos e podem aguardar que outros novos virão.

Nene disse...

Pois é, em vez do Grupo escolher um cara de talento, com uma voz mais forte e ter critério mais coerente na escolha das composições, percebo que a entrada do Flavinho Silva já refletiu tão negativamente no mercado fonográfico, que o interesse em ter fundo de quintal no casting das gravadoras. Acho que se eles quiserem gravar, vão ter que abrir selo próprio!

Unknown disse...

NA época da saida do Sombrinha, foi considerado um convite a Mauro Diniz, porque não agora, o cara é fera alem das parcerias com Sereno, o FDQ perdeu muito com a saída do Cleber Augusto, e poderia tr reposto um violão de qualidade taí o Carlihos 7 cordas fantasico. Ja pensou esses caras juntos. Até mesmo buscar entre os Partideiros do Cacique que eles proprios influenciaram e formaram de certa forma.

Anônimo disse...

Para mim, o Fundo de quintal pecou em gravar cds ao vivo, repetitivos. A entrado do Flavinho Silva não altera tanto em relação ao Mário Sérgio, que acredito, já não tem uma carreira solo como esperava, lançou um Cd solo fraco com bons músicos mas com mais uma fraca produção do Paulão 7 Cordas, com músicas irritantes como FADA e AMOR DOS DEUSES, regravação nada feliz de ACREDITAR, cavaquinho chato do Mauro Diniz e o desprestigio a novos compositores de São Paulo.