Google

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Clara Nunes


Se ainda estivesse viva Clara Nunes completaria hoje 67 anos de vida.
Nascida na pequena cidade de Caetanópolis, em MG, destacou-se ainda na infância, quando se apresentava em concursos locais na cidade. Na adolescência, já em Belo Horizonte, conheceu o violonista Jadir Ambrósio (compositor do 'Hino do Cruzeiro') que, admirado com seu talento, a levou a vários programas de rádio. Também em BH conheceu Aurino Araújo, que viria a ser seu namorado e empresário por 10 anos. Aurino a levou para conhecer muitos artistas, principalmente na noite de BH.

No ano de 1965 foi para o Rio de Janeiro. Morou em uma "vaga" na rua Barata Ribeiro, em Copacabana. Por essa época, apresentou-se em vários programas de televisão: José Messias, Chacrinha, Almoço com as Estrelas e programa de Jair do Taumaturgo. Ainda nesse ano, fez teste como cantora na gravadora Odeon e registrou pela primeira vez a sua voz em um LP lançado pela rádio Inconfidência de Minas Gerais, ao lado de outros artistas, pela mesma gravadora.

Antes de aderir ao samba, cantou bolero, percorreu emissoras de rádios e televisão, escolas de samba, clubes, programas de auditórios e casas noturnas nos subúrbios do Rio de Janeiro.

Clara Nunes faleceu no Sábado de Aleluia do ano de 1983, após uma cirurgia, aparentemente banal, depois de 28 dias no CTI. Seu corpo foi velado por mais de 50 mil pessoas na quadra da escola de samba Portela. O enterro, no dia dois de maio no cemitério São João Batista, foi acompanhado por uma multidão de fãs e amigos. Em sua homenagem, a rua em Madureira onde fica a sede da Portela, sua escola de coração, recebeu seu nome.

Fonte: Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira
http://www.dicionariompb.com.br/


Recentemente li sua biografia no livro Clara Nunes – Guerreira da Utopia, do jornalista Vagner Fernandes. Além da riqueza de detalhes sobre a vida pessoal e artística da grande cantora, o livro ainda possui diversas fotos do mundo de Clara Nunes. O livro é fantástico e, mesmo quem nunca ouviu falar em Clara Nunes, se ler o livro será com certeza mais um fã.

Abaixo uma simples poesia que fiz para homenagear essa maravilhosa cantora.

Clara Guerreira
Carlos Ferreira

Do interior de Minas
Uma grande cantora surgiu
Para o Brasil

Cantou bolero
Mas ao samba sucumbiu

No Rio de Janeiro
Construiu carreira
Bateu no terreiro
É Clara guerreira!

Com talento e luz
Defendeu com louvor
A Portela de Oswaldo Cruz

Das viagens à África, trouxe ritmos e danças
Que embalavam seu grande amor pelas crianças

Salve Clara a Guerreira!
Salve Clara a Guerreira!

Um comentário:

Anônimo disse...

Tudo bem ?
Eu também sou fã da Clara Nunes e a considero, junto com Elis Regina, as 2 maiores cantoras do Brasil.
Eu faço parte da produção de um programa cultural chamado "Quinta Cultural" apresentado as quintas feiras no Beleleu Musica e Arte - São Paulo, Zona Norte - Santana. Então, hoje, 13/08 as 21 hs faremos uma homenagem a essa Guerreira na voz de Priscila Amorim acompanhada pelo grupo Seu Zé. Reconheço que está muito em cima da hora, mas só agora pouco tive contato com seu site. Caso voce esteja em São Paulo, vá conferir. Veja o link: www.beleleumusicaearte.com.br - Abraço Celso A Pereira