Google

segunda-feira, 9 de junho de 2008

A Arena Barueri


De volta a este espaço esquecido para falar sobre o que ouvi sábado na rádio CBN, durante a transmissão do jogo Barueri X Corinthians pela SÉRIE B (SEGUNDONA, HEEHEH) na Arena Barueri.

Pouco antes da partida começar, o locutor e um dos repórteres de campo (infelizmente não lembro o nome de nenhum deles) começam a trocar idéias sobre o novo estádio. Um diz que a Arena é muito bonita (pelo menos a parte já finalizada), mas que foi construída com verba pública e existem outras prioridades, como saúde, habitação, etc.

- É verdade. E aqui do lado tem uma favela e um hospital inacabado, responde o repórter.

O diálogo entre os dois é fruto de uma série de artigos do colega de rádio deles, Juca Kfouri, criticando o prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PMDB), por supostamente priorizar o esporte em detrimento de áreas mais importantes.

Quem acompanha de perto a política aqui da região Oeste sabe que a construção da Arena não afetou em nada os demais investimentos da prefeitura. Isso porque o Orçamento de Barueri passa dos R$ 850 milhões por ano, para uma população "pequena" de 273.016 habitantes (segundo o Seade).

Além disso, o hospital foi inaugurado há duas semanas. Antes disso, as demais unidades de saúde da cidade já recebiam pacientes das cidades vizinhas que são meros dormitórios. A mesma coisa acontece com relação às escolas.

Não há grande mérito para o prefeito em relação às obras. Afinal, com a montanha de dinheiro que tem para gastar não existe segredo para fazer um bom governo.

E sábado estive no estádio e o que vi nos arredores não foi nenhuma favela. São casas normais, algumas sem pintura.

Se a Arena tivesse sido construída no Alphaville o problema não existiria.
Juca Kfouri errou no alvo dessa vez. E seus colegas de rádio repetem as críticas sem se informar.

OBS.: A Arena ainda tem duas arquibancadas por fazer, além da cobertura que está prevista no projeto. No total serão 40 mil lugares.
Foto: Eduardo Metroviche/Jornal Visão Oeste

8 comentários:

Anônimo disse...

Quanto custou essa Arena?

Anônimo disse...

Quanto custa o Congresso Nacional? Quanto custou Brasília? Quanto se gasta com os presidiários?
São algumas perguntas irrespondíveis - talvez respondíveis, sim - mas inúteis ou disparatadas. Juscilino foi criticado por ter construído Brasília (deve ter gasto uma montanha do dinheiro da época), mas e as conseqüências benéficas para o país daí advindas? O Congresso fechado seria mais barato? Certamente. Mas e a democracia como ficaria?
O que se tem de ver é se há desvio da verba pública, se há desperdício, se há corrupção. Por que Barueri não pode ter um estádio digno?
O dinheiro do estádio foi tirado da Saúde, da Educação daquele município?
Parece que não foi o caso. Então...deixem os cães ladrarem que a caravana vai passando...
a) Valdotele

P.S. De volta e sempre fiel ao blog, que estava parado. Bola pra frente.

Anônimo disse...

Moro na região e posso falar.
Juca tá com a razão. Barueri pelo orçamento que tem já devia ter um hospital há pelo menos 10 anos atrás.
Tem condições de ter uma faculdade pública e não a PUC, que só estuda quem mora em Alphaville.
O GR Barueri é sim um projeto gigantesco de autopromoção para os planos de Rubens Furlan, que sonha em chegar ao governo do estado.
Barueri é igual o Vasco da Gama:governado por um ditador e narcisista, que pensa que pode enganar a todos.
Pra quem não sabe: Furlan apoiou Açlckmin contra Lula na ultima eleição e perdeu feio.

Fernando Augusto disse...

Anônimo, pode ficar tranquilo que Rubens Furlan só vai chegar ao governo do estado dia 32 de fevereiro à tardinha.

Anônimo disse...

Lembramos tambem que se dependesse dos votos dos moradores de Barueri, o antigo prefeito, nao teria sido eleito deputado, precisou do reduto do Kassab para ser eleito,A educacao e so ler as ""Cartilhas""" usadas na rede publica nao sabemos se e para rir ou chorar, pobre rico povo de Barueri, falta muito para comecar a ser culto e saber escolher um candidato.

Anônimo disse...

Para que investir em um estadio que não traz nenhum beneficio ao municipe desta cidade? A educação de Barueri é muito ruim, sempre revendicamos uma Faculdade, e as autoridade da cidade alega que não fazem porque a maioria dos alunos seriam de fora de barueri, estão eles comprovando que a educação de barueri é pessima.

Anônimo disse...

Sou funcionário CONCURSADO!! desse municipio, e não vou aki ficar criticando o prefeito pq ele não gosta do funcionalismo..etc..etc.. vou aki dizer q trata-se de um prefeito milionário (qual a sua profissão?), q governa o municipio como os grandes coronéis baianos,vc sabiam que o sindicato do municipio é bancado pela prefeitura?.que existe uma gama enorme de funcionários COMISSIONADOS, com salarios fabulosos que estão na prefeitura apenas para vigiar e servir de cabo eleitoral para o prefeito!! entre outras mazelas mais.. de fato a Arena Barueri é apenas um instrumento para desviar a atenção dos reais problemas do municipio!

Anônimo disse...

Acho que o investimento no esporte é extremamente importante.
Mas isso não desqualifica áreas como a saúde e educação.
Em Barueri temos obras faraônicas como, escolas, institutos técnicos, lindos hospitais entre outras.
O investimento nisso tudo é pesado mas..... (sempre há um "mas").

Não há investimento algum em pessoas.
Há um monte de cargos comissionados que são pessoas usadas (que se deixam usar) pelo senhor Rubens Furlan.

O projeto da Arena é muito bacana, só que em contrapartida até o momento tem sido usado apenas para promove-lo.

Gostaria de saber até quando vai esse "Furlanismo".
Será que sua filha vai continuar essa saga?