Google

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Xangô


No último dia 7 morreu o Xangô da Mangueira, puxador da escola antes do Jamelão, considerado um dos mestres do Partido-Alto.
Esse texto da Eugênia Rodrigues, do site Agenda do Samba-Choro, fala um pouco sobre ele.

"Esse era mestre. Melhor dizendo, "É", pois sempre existe a possibilidade daquela roda de partido alto danada de boa que pode existir no Céu... Leitores, venho registrar que na última quarta, dia 7, faleceu Xangô da Mangueira, no Hospital de Irajá, Rio de Janeiro. O enterro é nesta quinta, dia 8, no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, capela C, às 16 horas.

Ele era compositor, partideiro, ex-Diretor de Harmonia da Mangueira, e foi puxador da verde-e-rosa antes de Jamelão. Conforme lembrou o Centro Popular de Cultura Aracy de Almeida em sua nota oficial (Xangô era o Presidente de Honra do CPC), o compositor participou dos históricos shows do Teatro Opinião e foi homenageado como Comendador Municipal (Medalha Pedro Ernesto, apresentada pelo Vereador Eliomar Coelho) e Federal (Medalha de Ordem do Mérito Cultural, entregue pessoalmente pelo Presidente Lula). Olivério Ferreira era seu verdadeiro nome, e ele estava prestes a fazer 86 anos."


A íntegra aqui.

Nenhum comentário: