Google

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Abre aspas

Matéria que está hoje no site de O Dia traz algumas declarações polêmicas. Vamos a elas:

“Nosso forte é o samba romântico, mas o batuque é inspirado no Fundo do Quintal” - Dodô, vocalista do grupo Pixote

"Cada um faz seu tipo de samba, mas a árvore é a mesma, só estamos em galhos diferentes” - Belo

"Gosto de música boa. Esses grupos fazem muito sucesso porque falam a linguagem dos jovens. Quem ouve o som deles começa a pesquisar, descobre Paulinho da Viola, Cartola, que influenciaram todos nós” - Arlindo Cruz

“A chegada deles [pagodeiros] mostra o quanto a Lapa é democrática, nada a ver com um povo chato e xiita que só toca samba da década de 30 por lá. São Paulo e Bahia não têm um lugar como esse” - Dudu Nobre

A reportagem é sobre os shows de pagode que começam a acontecer na Lapa, tradicional reduto da boemia e samba no Rio. Leia aqui.
Amigos cariocas, o que acham disso?

5 comentários:

Anônimo disse...

ARLINDO CRUZ É O PIOR SAMBISTA DE TODOS OS TEMPOS!!
ACABEI DE COMPROVAR!!
É O FAMOSO SAMBISTA NOTA DE TRÊS!!
SE É MODINHA ASSUME QUE É MODINHA QUE NEM O CARA DO PIXOTE..NUM FICA PULANDO DE GALHO EM GALHO..
FALTA DE POSTURA!!
NÃO PRECISA DISSO TEM UMA OBRA CONSIDERÁVEL, MAS NÃO TEM POSTURA DE SAMBISTA!!

Jotacê da Vila disse...

Fála Fernando. Eu pessoalmente acho que esses grupinhos de pagode mela-cueca foram a pior coisa que poderia ter acontecido ao samba de São Paulo. Talvez por isso, hoje em dia exista esse preconceito totalmente errado contra o samba de São Paulo. Muitos incautos julgam não haver samba de qualidade em São Paulo. Não sou xiita, como diz meu "cumpadi" Dudu Nobre, mas também pagodinho de plastico na Lapa é triste. Concordo com o Arlindo, quando ele diz que quem começa com esse samba (se é que essa palhaçada é samba), pode progredir ao pesquisar e conhecer coisas novas, mas o problema é que essa galerinha dos pagode de plástico, normalmente tem sérias limitações culturais e intelectuais que impedem eles apreciem algo que obrigue a pensar um pouco.

Não entendo é como o vocalista do Pixote pode achar algum ponto comum entre a merda que eles fazem e a batucada do Fundo de Quintal.

Thais Alcantara disse...

Olá galera! Acho que o samba e o pagode já sao excluidos por si só... tem pouco espaco na midia, sao apenas lembrados nas datas relacionadas ao ritmo ou quando há algum interesse... entao, todo espaço aberto para o samba e o pagode é bem vindo... nós mesmos temos que acabar com esse preconceito... mas nao quer dizer que devemos aceitar qualquer coisa, tem q ter qualidade... os pagodinhos podem ate ser mela-cueca, mas sao eles q puxam a galera pra conhecer a historia do samba... demoro Lapa, é samba e pagode, juntos e misturados!

Fernando Augusto disse...

"os pagodinhos podem ate ser mela-cueca, mas sao eles q puxam a galera pra conhecer a historia do samba"

Será??

valeu pela visita Thais

Isabela disse...

Boa Noite, pessoal.
Acabei de descobrir o blog. Em primeiro lugar, parabéns! xcelente conteudo.
Com relação ao post, eu não acho que o pagode abra portas para o samba. Na maior parte das vezes ele as fecha. Quem não gosta de pagode e desconhece a historia do samba, associa um ao outro e mistura tudo no mesmo saco. Pagode é pagode. SAMBA é SAMBA. Pagode foi uma tentativa (ridicula) de deixar o samba mais comtemporâneo para conseguir mais adeptos. Tentativa fracassada e que desmereceu a historia desse ritmo tão rico. Quanto ao samba ter chegado à Lapa, não há o que dizer. Infelizmente, amigos, não compramos a Lapa para poder ditar o que pode ou não tocar naquele lugar. É a lei da oferta e procura. Mais cedo ou mais tarde isso aconteceria...
E quanto ao comentário da Thais, eu discordo totalmente. O pagode tem um espaço enorme na midia, enquanto o Samba fica restrito a TV Brasil, que produz um material riquíssimo mas que não abrange nem 10% da população nacional.