Google

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Zé Pedágio não se cansa de privatizar

Zé Pedágio, como o jornalista Paulo Henrique Amorim apelidou o governador José Serra (PSDB), não se cansa de privatizar estradas. O problema não é esse. Vejam só o modelo proposto para o lote de rodovias do litoral norte.

Notícia da Folha Online
A ideia é destinar os recursos obtidos à duplicação das estradas, especialmente nos contornos e a começar pelo planalto na Tamoios. Mas, como a obra requer grandes investimentos, o governo estuda a possibilidade de arcar com parte das despesas, em uma PPP (parceria público-privada) patrocinada.
Cálculos do governo mostram que a arrecadação do pedágio não seria suficiente para cobrir as despesas com as obras. Também por isso, diferentemente dos outros casos de concessão, os consórcios não deverão pagar ao governo pela exploração do lote. “Temos que fazer com que o modelo seja atraente”, afirmou Arce
.


Ou seja, vai entregar para as empresas e, mesmo assim, será gasto dinheiro público para as obras, já que o modelo precisa ser "atraente".
Sou contra todas as privatizações de estradas, inclusive as feitas pelo governo Lula. Mas entregar e ainda ajudar as empresas a fazer as obras é demais.
Como sei que esse blog tem leitores de outros estados. Fiquem de olho em 2010!

2 comentários:

Edu Maretti disse...

Só pra aproveitar o gancho: para quem lembra, a privatização da Vale, em 1997, por FHC, foi um dos maiores crimes já cometidos no Brasil pela escola privatista-entreguista do tucanato.

A companhia, fundada por Getúlio Vargas,era um orgulho do país. O esquema foi o de sempre, citado pelo blogueiro: dinheiro público para financiar a privatização. O BNDES financiou a maior negociata da história. A companhia foi vendida por US$ 3,3 bilhões. Em 2005, seu patrimônio foi estimado em 40 bilhões de dólares.

Tem outras informações aqui: http://congressoemfoco.ig.com.br/Noticia.aspx?id=4679

Leandro Conceição disse...

Boa Fernando. Bom saber que o reformismo ainda não te dominou por completo rs