Google

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Samba paulista no Sesc

As apresentações de lançamento do livro “Batuqueiros da Paulicéia”, do sambista Osvaldinho da Cuíca e do pesquisador André Domingues, neste fim de semana, ilustrarão a história da cultura popular paulista, com a participação de ícones do samba, entre eles, o Samba de Roda de Pirapora do Bom Jesus, reconhecida como capital do samba rural paulista. O grupo se apresenta no sábado, 9, a partir das 21hs na Chopperia do Sesc Pompéia.

A presença de convidados especiais nos quatro dias de lançamento (7, 8, 9 e 10 de maio) enriquecerão o repertório descrito no livro, relembrando músicas de antigos carnavais paulistanos, sambas de rua, sambas rurais e de sambistas históricos, entre eles o próprio Osvaldinho, com 51 anos de carreira. A programação do lançamento também conta com duas oficinas diurnas: “Memória Fonográfica do Samba Paulista”, ministrada por André Domingues, que se concentra em audições comentadas de gravações antológicas do samba de São Paulo e “Batucadas da Paulicéia”, ministrada pelo próprio Osvaldinho da Cuíca, que convida os participantes a explorarem o sotaque musical paulista a aprenderem os segredos de samba-de-bumbo, marcha-sambada, batuque de engraxates e tiririca.

A iniciativa do músico Osvaldinho da Cuíca de registrar as trilhas do samba de São Paulo desde o início do século XX até o presente traz o reconhecimento do samba vivo, comprovando a grandeza do samba paulista, pouco conhecido pelos próprios paulistas.

Os shows Batuqueiros da Paulicéia foram concebidos pelo Instituto Iniciativa Cultural (www.iniciativacultural.org.br), entidade nascida em fevereiro de 2007 que tem, entre os seus objetivos, o de produzir e incentivar gestões direcionadas ao resgate cultural e artístico, visando seu desenvolvimento e democratização ao acesso da população.

SERVIÇO:

Show e lançamento do livro “Batuqueiros da Paulicéia – Enredos do Samba de São Paulo (Editora Barcarolla)”, de Osvaldinho da Cuíca e André Domingues

Local: Chopperia do Sesc-Pompéia
Data: de 7 a 10 de maio
Horários: quinta, sexta e sábado, às 21h, domingo, 18h30

Um comentário:

Jotacê da Vila disse...

Salve Fernando Augusto!!!

Cara, o samba de São Paulo tem muita qualidade. Suficiente pra ser chamado só de samba, sem precisar desse rótulo de Samba Paulista.

Conotações dessas só tiram o brilho natural, inteiramente merecido, do bom samba que é feito em São Paulo!!! É samba, e pronto, acabou!!! Samba bom, samba de qualidade, samba que enche de prazer e orgulho a todos nós amantes do gênero.

Abraço e parabéns pelo blog!!!