Google

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Congresso pode liberar uso da Web nas campanhas de 2010

Do blog Conversa Afiada:

Há um consenso entre os partidos representados na Câmara de que o uso da internet deve ser liberado já na campanha de 2010.
A propaganda eleitoral na web, uso de e-mail marketing, twitter e mensagens por celular fazem parte do pacote.

Além disso, os candidatos poderão receber doações de eleitores por transferência eletrônica e até cartão de crédito.
Essas propostas serão apresentadas ao plenário da Câmara na próxima semana. Elas estão incluídas no projeto-base, discutido ontem pelo Grupo de Trabalho para a Reforma Eleitoral.


Comentário do blogueiro: É natural que as campanhas no Brasil se expandam para a internet, e isso é bom para o processo eleitoral, pois aumenta as possibilidades de participação do cidadão. Hoje, quem deseja ter materiais de campanha, ou fazer uma doação, precisa se deslocar a um comitê, ou fazer depósito em conta. Bem mais fácil doar online, utilizando o cartão de crédito.

Mesmo com as restrições que ainda vigoravam na última eleição (2008), os profissionais de marketing conseguiram inovações importantes. É o caso da rede social que foi criada no site do então candidato Gilberto Kassab (DEM), chamada rede K25, uma espécie de orkut dentro do site.

Mas é preciso regulamentar com cuidado o uso das novas mídias. Liberar o envio de e-mails e mensagens de celular para os eleitores pode ser um problema. O cidadão só deve receber as mensagens se desejar.

O uso nas campanhas de blogs, orkut, twitter, facebook, etc, me parece totalmente natural e deve inclusive ajudar a aumentar a participação dos jovens no processo político.

Um comentário:

Brasil Empreende disse...

Ola visitei seu blog e gostei muito e gostaria de convidar para acessar o meu também e conferir a postagem desta semana: Guerra Política acirra disputa entre Brasil e Argentina.
Sua visita será um grande prazer para nós.
Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
Atenciosamente,
Sebastião Santos.