Google

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Nossos ídolos morrem e sofremos calados





Com a morte de Michael Jackson e toda essa repercussão - inclusive com supostos fãs que começaram só ontem a ouvir as músicas do astro pop - lembrei-me de como nós, sambistas e amantes do samba, sofremos com as perdas de ídolos que, infelizmente, cada vez mais, nos deixam. E o pior: sabermos que morrem sem o devido reconhecimento.

Este post não tem a intenção de desprezar Jackson e sua obra. É que nossos ídolos vão e precisamos curtir as saudades de maneira solitária. Ou quase solitária. Foi o caso, no ano passado, de Luiz Carlos da Vila, por exemplo. Sem querer fazer comparações (até porque comparar astro pop com artista de música raiz é esdrúxulo).

Sem contar as velhas guardas. A cada integrante que se vai, mais um pouco perde o nosso samba, a nossa cultura. E ficamos, na maioria das vezes, sabendo por sites ou blogs. Às vezes uma notinha no rodapé de algum jornalão, ou escondido em um dos portais da internet. Alguns tem mais repercussão. Jamelão, por exemplo. Mas, mesmo assim, curtimos calados a nossa angústia de ver nomes importantes, verdadeiros ícones morrendo.

Gostaria hoje de homenagear os bambas que se foram e contribuíram para construir em nós a paixão que temos pelo samba. O verso "É triste mas foi mais um bamba, que o mundo do samba perdeu" simboliza bem o que sentimos.

4 comentários:

Adriano Assis disse...

Perfeito o post. Assino em baixo. Podemos citar vários e vários exemplos de sambistas que morreram e não foram lembrados pela mídia. Michael Jackson será lembrado pela mídia quando completar 1, 2, 3...10...20...30 anos de sua morte e por aí vai. Ano passado completou 30 anos da morte de Candeia e li apenas algumas notas em jornais do eixo Rio-São Paulo e mais nada.

Jotace disse...

Fala Fera!!! Cara da uma olhada no blog www.vermutecomamendoim.com quando vc puder. Tem uma nota legal sobre Mano Decio e um link pro CD Eu e Meu Pandeiro do Jorginho do Imperio, filho de Mano Decio. Eu so fa do Jorginho e acho esse o melhor disco dele. Vc como imperiano com certeza vai gostar.

Abraco forte

Fernando Augusto disse...

Valeu Jotacê, já vou acessar lá!

Toni CBC disse...

Mtoooo bom esse blog....parabeens mesmo mano. Da uma olhada la no meu blog tmb...é novo ainda mas ta valendo haha
valeeeeu
http://www.dfutsamba.blogspot.com/