Google

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

SP perde espaço no PIB. Não podemos mais nos separar

Deu na imprensa: "Diminui participação de SP no PIB".

O que dirá a elite separatista de São Paulo? Afinal, se continuarmos perdendo participação no PIB não poderemos mais nos separar dessa gentinha (nordestinos principalmente) e formar a república paulista. A foto acima é para mostrar a eficiência do governo do estado.

Influenciada pela queda da participação da indústria paulista na economia brasileira, a Região Sudeste viu sua contribuição para o produto Interno Bruto (PIB) do país cair de 59,1% para 56,4% entre 1995 e 2007.

Os dados constam da publicação Contas Regionais do Brasil e foram divulgados hoje (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que revelou, por outro lado, avanço de 12% para 13,1% da contribuição do Nordeste.

De acordo com a pesquisa, no período, a fatia de participação de São Paulo na economia brasileira caiu de 37,2% para 33,9%, refletindo, principalmente, a queda de 4,3 pontos percentuais da indústria de transformação, a maior taxa dentre as 27 unidades da Federação.

A economia paulista também registrou perda de participação de 9,1% na indústria geral, além de queda de 1,5 ponto percentual nos setor serviços. A agropecuária, entre 1995 e 2007, por outro lado, avançou 1,4 ponto percentual.

“Isso quer dizer que os estados menores estão seguindo suas potencialidades e algumas indústrias têm procurado chegar mais próximo da matéria-prima e do consumidor, favorecendo uma pequena desconcentração econômica”, explica o gerente do IBGE, Frederico Cunha. (Da Agência Brasil)

3 comentários:

Unknown disse...

'¬¬

petista

Dom .A. disse...

Cadê Hitler?

Eduardo Maretti disse...

A desconcentração econômica é um processo paulatino, lento, mas inexorável, que vai desde a inserção do nordeste como mercado consumidor no Brasil até mesmo a gestão de Gilberto Gil à frente do Ministério da Cultura, por ex., com seus Pontos de Cultura, projeto que parece ter sido mantido pelo sucessor de Gil no Minc, Juca Ferreira. Enfim, a desconcentração é o que a elite mais teme. Não é à toa que ela combate tanto as sementes plantadas pelo governo Lula.