Google

quarta-feira, 4 de março de 2009

Quitéria Chagas

Íntegra da carta da rainha do Império Serrano, Quitéria Chagas, após o rebaixamento da escola:

"Todos nós estamos muito tristes e indignados com resultado injusto. Mas certamente não erramos. A Carnavalesca Márcia Lage, toda a equipe de Carnaval, diretoria, presidência, Átila, Nego, ritmistas, os componentes, todas foram grandes guerreiros e fizeram o Carnaval mais emocionante, mais empolgante da Marquês de Sapucaí este ano, revivendo os bons tempos, quando ainda se faziam bons sambas... Demos nosso sangue, nossa alma e contagiamos, não tenho dúvidas, as arquibancadas. A imprensa viu, mas infelizmente há quem prefira dar ênfase ao luxo à alegria do povo, ao samba no pé. Assim é fácil, com grana todos podem ser deuses!

Os índios venderam o país em troca de um espelho, e o samba está se vendendo por qualquer Real, apesar de ser um patrimônio, um patrimônio nosso por direito. As próprias pessoas do meio se vendem e vendem sua cultura, mas o Império, digo com absoluta certeza, está fora disso, nunca se vendeu. Só sou rainha de bateria por causa do meu trabalho, minha dedicação, minha paixão e porque sei que o Império não se vende.

Agradeço muito a todos e sei o quanto é difícil, prncipalmente nos momentos de dificuldade, recusar dinheiro. Graças a Deus, os imperianos sabem que mais vale ter dignidade. Se eu fosse dessas artistas ricas, daria parte de minha fortuna para a escola, mas sou negra, tudo é mais difícil, porém não impossível. E assim, um dia o farei. Por enquanto, contudo, só posso dar meu amor incondicional, carinho, fidelidade, respeito, garra e a mídia que vem a mim.

Amor, garra, chão, dedicação, comunidade...isso é o Império Serrano! Querem que a escola seja totalmente comercial, que perca sua personalidade, suas raízes e se venda, mas isso nunca, nunca, vai acontecer! Parece até que só querem uma escola de Madureira no Grupo Especial... Mas qual o motivo, se há espaço pras duas? Quando vão ao Império, abrem largos sorrisos, comprimentam os diretores, o presidente, mas o que querem mesmo é tirar o tapete. Às vezes, lamentavelmente, o mal vem de quem menos se espera. Pra decepção destes, no entanto, o Império é muito forte, não se cansa, não se entrega, é uma fênix.

Quero ver agora quem é imperiano de verdade. É nesse momento que vemos... Lembro-me perfeitamente de quando o Império caiu em 2007, várias pessoas sumiram da escola. Já de volta oa Especial, aqueles que sumiram tentaram voltar. Alguns até conseguiram, pois o Império é grande, sabe perdoar. Mas o fato é que agora vamos ver quem vai ajudar. Será, inclusive, que aquelas que tentaram comprar meu posto na escola aparecerão pra se solidarizar? Eu duvido...

E por falar em dinheiro, já que é ele que move o mundo, farei o que prometi. Meu empresário já está resolvendo tudo para começarmos o leilão da minha fantasia. Não é a solução, mas é a forma que encontrei pra ajudar minha escola querida. Afinal, quem não tem dinheiro tem que encontrá-lo com criatividade. O importante mesmo, entretanto, é a certeza inquestionável de que o Império é rico de história, garra, talento, dignidade e inovações. E assim, seremos sempre campeões na cabeça do povo e na guerra da vida!

Imperiano de fé fica triste, mas não cansa!

Beijos...Quitéria Chagas"

2 comentários:

Unknown disse...

tem um samba do imperio serrano que diz assim:

O imperio desce......pra mostrar la na cidade, que tem amor, mas nao tem vaidade.....triste ironia

Fernando Augusto disse...

Desce literalmente né Marcelo