Google

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Falta humildade

Texto retirado do blog, samba do ouvidor, www.sambadaouvidor.blogspot.com

Autoria: Gabriel Da Muda

Nosso grande ídolo, Antônio Candeia Filho, disse uma vez em uma das mais conhecidas músicas suas: " Pra cantar samba se precisa muito mais; samba é lamento, é sofrimento, é a fuga dos meus ás (...) "

Grande mestre; o senhor está coberto de razão: cantar é uma faceta para poucos... Quem não o souber fazer, que fique de fora, apenas aprendendo.

Creio que um dos grandes problemas que o samba enfrenta ultimamente, é a falta de humildade. Não temos que ter vergonha em aprender com os outros. Nossos mestres nos deixaram muitas coisas, e é nosso dever, honrá-los com a maior dignidade.

Por favor, vamos respeitar quem chegou primeiro. Vamos respeitar
Roberto Silva, Jorginho Pessanha, Ciro, Chico Viola, Marçal, Mário Reis...

Esse recado é para aqueles que põem o maldito chapéu panamá na cabeça, salvo raríssimas exceções, e saem por aí espalhando que são sambistas, com aquela autoridade que não convence ninguém.

O samba não está no chapéu nem no cordão de contas, não está no sapato nem na sandália;
o samba está no coração, na alma, e são poucos os que carregam esse sentimento tão puro dentro de si. Essa história de auto-afirmação (deixem o meu hífen) está totalmente ultrapassada. Quem quiser mostrar alguma coisa, que lute, que "vista a camisa", que morra pelo samba.

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo 100%. Tem muito "artista" por ai que se "vestem" de sambistas e se acha o máximo.