Google

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Grande e notável Carmen Miranda


Publicado no jornal Visão Oeste:

Eduardo Maretti

Maria do Carmo Miranda da Cunha nasceu em 9 de fevereiro de 1909, na cidade de Marco de Canavezes (Portugal). Veio para o Brasil com a mãe, Maria Emilia Miranda da Cunha, em 1910, onde o pai, José Maria Pinto da Cunha, já havia montado um salão de barbeiro na rua da Misericórdia, no Rio de Janeiro.

A carreira de Carmen Miranda começa nos anos 20. Em 1929, grava seu primeiro disco, na Brunswick, com as canções "Não Vá Sim’bora" (samba) e "Se O Samba é Moda" (choro), embora alguns biógrafos considerem que sua primeira gravação tenha sido o compacto simples Triste Jandaia, produzido alguns meses depois pela Victor, já uma gravadora importante.

Em fevereiro de 1930, a cantora lança "Tá aí" (“eu fiz tudo pra você gostar de mim”), seu primeiro grande sucesso. Para alguns, sua carreira é dividida em duas fases: a brasileira e a americana, já que, antes de embarcar para os Estados Unidos (1939), Carmen gravou 270 músicas e atuou em cinco filmes no Brasil. Nos EUA, onde brilhou em Hollywood, gravou 38 discos e fez 14 filmes.

Por falta de conhecimento, há quem não goste de Carmen, devido a sua “figura caricata”, que estereotipa a cultura nacional, por exemplo. Mas ela foi muito mais do que isso.

Primeiro, transformou-se na maior artista (homem ou mulher) popular do país na primeira metade do século 20, uma época de enormes preconceitos e discriminação contra a mulher. Segundo, com imenso talento, ginga e uma voz até então inigualável, divulgou a arte, a cultura e particularmente a música brasileira aos povos, como bem disse ninguém menos do que Heitor Villa-Lobos, o mais importante músico brasileiro (veja box abaixo).

Terceiro, a alegria tropicalista da “pequena notável” influenciou gerações, que a seguiram. É, por exemplo, óbvio que os elementos de suas performances tiveram eco formidável no Movimento Tropicalista, nos anos 60. Como fica claro na canção “Tropicália”, de Caetano Veloso, o manifesto inicial desse movimento.

E, em 1972, a escola de samba Império Serrano venceu o desfile no Rio com o enredo “Alô Alô Taí Carmen Miranda”.

Heitor Villa-Lobos sobre Carmen Miranda

"Nenhum brasileiro de bom senso pode ignorar o muito que Carmen Miranda fez pelo Brasil lá fora, transportando este país na sua bagagem, ensinando a povos, que jamais haviam tomado conhecimento de nossa existência, a cantar as nossas músicas e a adorar o nosso ritmo. Carmen Miranda será sempre uma dívida irresgatável". (na Revista O Cruzeiro, em 12 de abril de 1952).

Nenhum comentário: