Google

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Mulata do Gois

Alguns concursos carnavalescos já têm certa tradição. É o caso do Estandarte de Ouro, do jornal O Globo. Mesmo quem não consegue um 10 em algum quesito ainda pode vencer o prêmio do jornal carioca.

Quando o assunto são as mulheres, o concurso Mulata do Góis, do jornalista Ancelmo Gois, também de O Globo, é o melhor. O site do concurso foi muito bem feito e tem, além das fotos das candidatas, videos com entrevistas feitas pelo jornalista e para se conferir se a mulata tem mesmo samba no pé.

O mais legal do concurso é que nenhuma das candidatas é famosa, celebridade, ex-BBB, atriz e modelo, etc. Por exemplo, a candidata do Império Serrano - Márcia Anjo - mora no Complexo do Alemão e mantém a forma malhando em casa com sacos de areia. 
Mas eu trai minha escola de coração e votei na mulata da Mocidade Independente de Padre Miguel, Meiri Lanes, essa da foto.

Para provar que não é machista, o jornalista também realiza o concurso Mulato do Gois.

Quanto às rainhas de bateria não existe nenhum concurso. Mas, no Rio de Janeiro, não precisaria, já que Viviane Araújo, do Salgueiro, é "hours concur". E ainda atrai um monte de leitores para o blog.


9 comentários:

Anônimo disse...

Dizer que não é machista é, no mínimo, bondade sua. Se você reparar bem exitem diferenças importantes entre os concursos das mulatas e dos mulatos: o dos rapazes só tem fotos e um perfil. O das moças tem vídeo e foto. Na entrevista das concorrentes, sempre está presente a pergunta: 'você tem namorado?!'. Qual é a relevância disso para o concurso?
Das 12 candidatas, a maioria aparace em poses com a bunda em primeiro plano - como a que recebeu seu voto.
O concurso das mulatas recebe o adjetivo de "delicioso". O que isso te sugere? Você ja'viu algum concurso de miss ser adjetiado dessa forma?
E por aí vai.
Se o blog não é só samba, mas política também, acho que vale a discussão.
bom carnaval!

Fernando Augusto disse...

Legal a sua intervenção Cristina. Confesso que não tinha clicado no concurso do Mulato do Gois.

Mas acho normal que as fotos das mulatas tenhas poses "com a bunda em primeiro plano". A pergunta se tem ou não namorado realmente é inútil.

Seria legal se Gois colocasse uma jornalista mulher para fazer as reportagens do concurso dos mulatos. Acho que ficaria melhor.

Anônimo disse...

Fernando, só pra você sentir como funciona, a equipe do concurso da mulata é TODA masculina. Veja os crédito nos vídeos. No concurso de mulatos tem homens e mulheres na equipe.
Mas normal a bunda estar em primeiro plano, eu já não consigo achar - é que sou mulher e preta. Meu irmão, o que se ouve pela rua não é fácil não - carnaval, então!!! Tem uma coisificação da mulher que é degradante. Esse lance de chamar o concurso de
"delicioso" é barbééérrimo, Fernando.
Enfim, chegar num lugar e as pessoas, especialmente, os homens, te olharem como um pacote de carne, não dá. Enfim...sigamos no papo. Pena que não rola uma cervejinha virtual. Daqui a pouco tomo uma em homenagem.
abraços!

Fernando Augusto disse...

Reparou em uma coisa no concurso das mulatas? No item, "o que menos gosta no carnaval", varias das candidatas reclamam dos homens.
Já ouvi falar sobre o preconceito que as passistas sofrem, já que alguns as confundem com garotas de programa.
Isso acontece pela forma que o Brasil é "vendido" né.
Da pra perceber que quem mais desrespeita são os turistas...
Até mais....ficou devendo a cervejinha

Anônimo disse...

Cristina, achei fenomenal esse termo que vc arrumou pra qualificar esse desrespeito que vem sendo cultivado em torno da mulher; "Coisificação". Brilhante. Está tudo dito.

No mais, infelizmente tenho de concordar com você.

Anônimo disse...

Pois é, mas não são só os gringos que desrespeitam as mulheres, não. Esse bloco aí tá é cheio de marmanjo que pensa que testosterona é espinafre do Popeye. Aí a gente vira objeto, "coisifica", Jotacê! Mas, como diz um grande amigo meu: "não confunda o gênero com a espécie". Nem todo mundo é ruim, mas nem todo mundo presta.

Fernando, fiquei devendo a cervejinha não. Tô com uma ressca hoje que nem te conto! Bebe uma aí pelo papo.

Tenho gostado muito do blog. Só lia, mas ainda não tinha comentado. Aliás, fui a Sampa semana passada, mas tão rapidinho que não deu para curtir nem um dos sambas que eu já tinha anotado e tudo! Em breve, em breve.

Bom carnaval pra vocês!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando Augusto disse...

Blz Cristina, quando vier para a terra do samba (São Paulo) não esquece de avisar então!

Anônimo disse...

O Anselmo é um grande patriota. Está celebrando uma cultuada tradição brasileira de racismo e de exploração sexual.