Google

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

A polêmica Flavinho Silva

O post "Mario Sergio saiu" deu uma polêmica danada. Apareceram até fãs do Flavinho Silva, novo integrante do Fundo de Quintal, me detonando. Mas, felizmente, a maioria das opiniões são parecidas com a minha.
Faço minhas as palavras de um dos que comentaram: "Sorte ao Flavinho, mas creio que este seja o último suspiro do Fundo".

Aliás, este vídeo que achei no youtube mostra bem como está o Fundo de Quintal hoje. A música que estão tocando é mais uma dessas novas que duram uma ou duas semanas nas rádios e, depois, ninguém mais lembra. Se chama "Mulher Valente" e eu não descobri quem são os compositores.

24 comentários:

Paulo disse...

Parabéns pelo blog. Aproveito para divulgar o meu: http://mundo-do-samba.blogspot.com/
Abrações!

Thais Alcantara disse...

Boa tarde, é a primeira vez que leio este blog, mas vou tomar a liberdade de deixar meu comentário... nao entendi a frase "felizmente a maioria das opinios sao iguais a minha"...
quer dizer que sem o mario sérgio o fundo de quintal acabou!! concordo que o mario sergio é uma referencia no samba, admiro, gosto do seu trabalho, mas o fundo de quintal é um grupo... sao varias pessoas, e o flavinho sempre fez parte dele indiretamente, atraves de grandes sucessos como "ela só quer saber de samba"... acho q o fundo de quintal nao vem merecendo o respeito que merece das radios e da midia em geral, inclusive neste momento de renovaçao... todos falam q o samba nao pode morrer, mas pra isso ele tem se renovar... e "mulher valente" é uma homenagem as mulheres, muito melhor do que várias porcarias q se dizem "samba" e q temos q aturar nas rádios. parabens pelo blog, vou visitar sempre!

ANDERSON DA VILA disse...

Bom dia...

A minha opinião também faz parte da maioria. A passagem do Mário Sergio pelo Fundo não foi das melhores, sabemos que ele é um ótimo compositor, ex.: "Soneto de Prazer - Reinaldo", e Flavinho também é muito bom, ex: "Fé em Deus - Diogo Nogueira e Bar da Neguinha - Beth Carvalho", porem sabemos que será impossível substituir o poeta e partideiro Sombrinha. A indignação de todos os admiradores do Fundo de Quintal é que todos os discos da década de 80 sabemos as músicas de cor, e hoje não conseguimos falar 5 músicas de qualidade que o Fundo Grava.
Outro detalhe, esperamos que próximo CD do seja de inéditas, por que Parabéns pra Você e Lucidez só estão faltando a versão remix...

Abraço

Anderson da Vila

Anônimo disse...

Com todo o respeito que o Fundo de Quintal merece, mas pra quem ja teve nos vocais Arlindo cruz e Sombrinha
Cleber Augusto, Jorge Aragão entre outros, a saída do Mário Sergio, não e tão assustadora assim. Penso até que essa fase com o MS e o Ronaldinho foi a pior do Findo de Quintal.Quem sabe se derepente o cavaco do Flavinho e suas composições o Fundo de Quintal volte a ter musicas tão belsa como Amor Maior....Abraço a todos
Marco M.

Michel disse...

O Flavinho Silva é bom cantor e compositor, o problema é que toda mudança pode ou não demorar a dar certo.
Quanto ao comentário que o "Anônimo" fez, de que a formação com Mário Sérgio e Ronaldinho foi a pior de todas, eu discordo. Muito pelo contrário, se o Fundo está aí até hoje é graças a esses dois, com todo respeito aos fundadores Bira e Ubirany. A questão é que a mídia já não dava mais espaço para grupos tradicionais como o Fundo, numa época em que tínhamos que aturar Raça Negra, SPC e outros. Se fosse assim, a carreira da ex-dupla Arlindo Cruz e Soombrinha iria deslanchar, mas não aconteceu. O grande compositor Arlindo só alcançou sucesso a nível nacional e internacional, em carreira solo em 2007 com o hit "Madureira".
Na minha opinião, em 1997 o Fundo lançou um dos melhores discos de sua história, "Livre pra sonhar", mas a mídia brasileira é muito injusta. Era um disco bom de se ouvir do início ao fim, todas as músicas do cd eram excelentes. Mário Sérgio e Ronaldinho eram sim uma dupla magnífica, talentosa (principalmente na composição de sambas românticos) e muito entrosada. Mas tudo muda, e hoje Flavinho Silva tem a missão de dar continuidade a esse trabalho junto aos velhos de guerra.

Abraço a todos!

Allan Gustavo - Redator disse...

Acredito que todos os integrantes citados acima ajudaram, conquistaram e contribuiram não só para o Fundo mas para todos que vivem o Samba. Agora renovação é comum em tudo na vida, trabalho, amor etc...
Ainda mais com ótimas referencias como as do Flavio.
Agora nos basta escutar e admirar uma nova fase, que sem dúvida vai ser brilhantes como os 30 anos dos Fundo de Quintal!

Unknown disse...

Olá ! as musicas do fundo de quintal nao tocam muito nas radios, porque hoje tem radios aqui no RJ que toca as mesmas musicas 40 vezes por dia , é só musica com letra pobre , repete a mesma palavra 10 vezes e só musica de corno,como grupo pixote,sorriso maroto,nosso sentimento,belo entre outros ..
Tem grupo que nem cavaquinho tem,nem um partido alto, são musicas para garotinha chorar.
O Flavinho Silva é um fera no samba, um baita de compositor.
Sendo assim o fundo de quintal era para ter acabado com a saída de ,Arlindo Cruz ,Sombrinha,Cleber Augusto,Almir Guineto,Neocy,Jorge Aragão,Valter 7 cordas.
Então hoje Funde de Quintal é patrimonio historico do Brasil, e é assim Gerações vão chegando e conseguindo seus espaço, e assim foi com Flavinho .
Que Deus abençoe o Fundo de Quintal e Flavinho u o Show tem que continuar....

Anônimo disse...

Não entendi...

acessei o site: www.fundodequintal.com - atenção sem o br.
Na foto estão: Ubirany, Sereno, Ronaldinho, Ademir e Bira Presidente, Onde está o Flávinho ? Será que nem entrou !? Lembrando que esta foto e recente pois, estarao saindo com um novo CD pelo selo "UAI DISCOS" que o dono e o Alexandre Pires. Se alguem tiver novidades, favor postar.

lnc disse...

ola meu nome é luciano moro em carapicuiba sp olha vou dar a seguinte opinião:o fundo de quintal continua fazedo sucesso desde 1980,muitos integrantes ja sairam como:Jorge Aragão,Almir Guineto,Arlindo Cruz,Sombrinha e agora o Mario entre outros.O Grupo não acabou por causa disso fazem sucesso em todos os cantos do Brasil.Agora quanto ao Flavinho Silva q fez sucesso no Grupo 100% só desejo sorte a elee nessa nova caminhadaaaaa abraçossssss

lnc disse...

ainda tem gente que critica o Flavinho Silva por fazer parte do grupo,é um dos melhores de todos os tempos falem o q falar.Agora vamos falar a bem da verdade hoje em dia o pagode ta uma melação desgraçada musicas de pessima qualidade,mas o Fundo de Quintal continua sendo o q é sempre continuará

Carlos disse...

Bom, o último álbum que eu gosto do FDQ é "Batucada dos nossos tantãs" de 1993. Depois disso, acompanhei mais alguns discos, com uma certa esperança que o Fundo voltasse a ser o que era. Sinto falta de músicas como "Fases do amor", "Conselho amigo", etc...
Quando ouvi a música "Mistura de pele": "Remexe gatinha, segura o peitinho" (composição: Sereno), percebi que não teria mais volta... paciência...
Abraço!

Anônimo disse...

Olá amigos, foi eu quem postou eo video no youtube sobre o Flavinho esse Show foi o primeiro realizado por ele como integrante do FDQ aconteceu no Citiban Hall e eu pude ouvir musicas que não eram mais tocadas nos shows do grupo com a Oitava cor e Amor dos Deuses qe são pura poesia , é claro que o fundo de quintal não é o mesmo e blablabla isso todo mundo já sabe.
O que ninguém sabe é que Flavinho silva é um excelente compositor , tem varias musicas no FDQ e com outros varios grupos e é praticamente cria do cacique berço de bambas..
Em todo o lugar existe uma coisa chamada renovação é isso que o FDQ ta fazendo,precisa de gente nova pra levar adiante essa bandeira que é o samba de raíz na sua essência.
Vamos parar de saudosismo, ainda por cima de Mario Sergio que foi apenas mais um no grupo e se achava o dono do mesmo, e além do mais você escuta a batida do cavaco do Flavinho e escuta a do MS não tem nem comparação.

Compare com Cleber Augusto,Arlindo Sobrinha...

Bom como o espaço aqui é democrático deixei minha opinião..

Com relação ao site se você olhar as postagens do mesmo todas foram feitas pelo M.S seria ele o dono do site..fica no ar...

Abraços

Fabiano

André Bira disse...

Alô galera !!

Infelizmente, é difícil se manter no mercado musical de hoje em dia, com musicas das décadas passadas. Pois, tudo acompanha a tecnologia e a modernidade. Acredito eu, se o Fundo De Quintal não acompanhasse o tempo, ele estaria um pouco mais fora da mídia Ex: Partido Alto de antes, era bem mais lento,hoje em dia é muito mais rápido,entre essas e outras. A entrada de Flavinho Silva no Fundo De Quintal, surpreendeu todos nós. Mais digo com certeza, se ele está lá não é por acaso !!

Um Abraço, André Bira !!!

Unknown disse...

Bem , eu falar de flavinho silva , rsrsr sou suspeito , afinal ele e meu amigo a muitos anos ,bem antes de poxa, de esta ai no samba , conheço bem a historia desse amigo , e acho q so quem nao o conhece poderia falar qualquer coisa q nao seja elogiar ele,MARIO SERGIO ? esse passou desapercebido no samba , mas nao vou criticar , so acho q comparar um a outro seria uma grande bobagem , existe uma coisa na vida q chamam de humildade , e e quase q normal ,o ser humano quando alcança um degrau mas elevado na vida , esquecer isso ,,, porem , reparei q. o flavinho , nao fugiu nunca suas origens seus principios de amigo seja no sucesso ou no fracasso e isso e bacana , para quem nao sabe , o fundo de quintal sempre foi um grupo renovador , almir guineto ,, arlindo cruz ,, jorge aragao ,,,,cleber augusto ,, sombrinha , ,, bem na verdade ali so tem fera desde o inicio , e meus amigos , acho injusto comparar flavinho silva com mario sergio os dois sao bons , so q . sou mas vc parceiro FLAVINHO SILVA ,, axe a todos e q o samba nunca morra , BIRA RODRIGUES ,,

Unknown disse...

falar de fdq é algo realmente muito complicado , ainda mais nos dias de hj quando nos os fãs pouco sabemos o que rola nos bastidores do grupo, sempre será a referencia maior de todos dos grupos e sempre será lembrado como o melhor grupo de samba, mas não hoje, não a muito tempo, o fundo não conseguiu acompanhar a evolução da midia fez inumeras regravações para tentar se manter mas não conseguiu,perdeu ate a forma , cavaquinho, banjo, violão , pandeiro , repique e tanta isso é fundo de quintal hj ñ tivemos um dvd sem banjo ñ pode o cleber saiu e ninguem diz o q pq e como esta a saude do cara, o flavinho é muito bom mas ñ da grandeza do fundo , o sombrinha fundador e integrante da melhor fase do grupo tem muita lenha p queimar e podia voltar p tentar reacender a chama que já se apagou faz tempo, quer curtiu "aquela dama"poesia de nois dois, amarguras, castelo de cera, hoje temos que ouvir quando ela chega quer logo se requebrar e´dificil....o fundo esta a beira do fim...

Unknown disse...

" Acho uma polêmica um exagero,conheço flavinho silva antes mesmo de ser integrante do grupo 100%. Sempre levantou a bandeira do samba,um bom cantor,um bom compositor e cada um tem seu jeito artistico de ser.Grupo fundo de quintal é um celeiro de bambas e a escolha doflavinho foi vista com bons olhos pelos integrantes do grupo,se não, não teriam escolhido.Toda mudança gera desconfiança então só com trabalho e competência e podemos reverter e mostrar que algumas pessoas estavam erradas. Desejo muita sorte ao flavinho silva,sou fã do seu trabalho e com certeza vocês que hoje criticam também serão.Lembro-me de quando o arlindo cruz saiu do fundo de quintal apareceu o mario sérgio e todos sentiram a diferença e sempre foi assim e sempre será assim ofundo de quintal junto ao cacique de ramos são formadores de grandes sambistas e compositores,não vou citar todos os nomesmais humildemente,salve zeca,aragão,almir,dudu,e tantos outros hà olha nossa madrinha bete carvalho. Um abraço a quem gosta de samba e quem não gosta também mando um grande abraço.

PÊ DE NILÓPOLIS

Anônimo disse...

Primeiramente gostei muito desse espaço democratico, so lembrando que parece isso aqui ate briga partidaria, direita vs esquerda.PO gente, estamos falando de samba, Fundod e quintal, referência para todos que curtem o genero e ate quem nao gosta.
1o, eu penso o seguinte: nada contra o Mario sergio, mas, a sua entrada foi uma questao de marketing.(calma calma!eu vou explicar).Sombrinha o grande cavaco, compositor e cantor do grupo era paulista,bastasse esse pequeno detalhe.No momento da saida de sombrinha a procura por um integrante com o mesmo perfil do sombra é evidente, mas nao foi o que aconteceu... sinceramente gente... mario sergio nem cavaco sabe tocar direito..sua palhetada é HORRIVEL,se veste de maneira totalmente imcompativel com o restante do grupo isso sao detalhes que dizendo aqui vc podem achar perseguiçao, mas no conjunto da obra conta e muito. O FDQ começou a perder ai, Flavinho, é um cara que é rodado pra quem nao sabe no Rio, ele frequenta rodas de samba desde que me conheço por gente, e principalmente ...HUMILDE, coisa que os componetes do fundo sempre tiveram...so lamento a impossibilidade do arlindo e sombrinha voltarem ... E CLEBER tambem agora com cancer ..sera que alguem do grupo esta o ajudando??? flavinho boa sorte...

Rafael disse...

boa tarde a todos, eu falo de campinas. curti o novo cd do fundo de quintal, achei muito bom, o grupo tem uma magia diferente, de fato tambem concordo que as musicas de antes tinham mais prazer, mais inspiração, mais alegria, mas tenho certeza que o grupo Fundo de Quintal e um dos unicos que podemos chamar de samba, agora vcs acham que é certo chamar alguns grupos de hoje dizer que gostam de samba, eles até podem gostar de samba, mas não sabem fazer o mesmo, o que se faz são musicas idiotas com harmonias esquisitas, porem sofisticadas, sendo que musicas do fundo com 4 acordes soam muito gostoso em nossos ouvidos acompanhada de bela melodia............Enfim Fundo de Quintal, vcs são eternos, agora me diga quem é mario sergio?.......Abraço

musicas disse...

è meu amigo vc falou que seria o ultimo suspiro do fundo agora eles vieram com tudo com esse novo cd e cadê os criticos ?

musicas disse...

Flavinho silva está de parabéns.

Vitória do Samba disse...

COMO É BOM VER O FUNDO LANÇAR UM DOS MELHORES CDS DE SUA HISTÓRIA COM FLAVINHO À FRENTE...

FICA O MEU LAMENTO ÀS VIÚVAS DO MÁRIO E AOS QUE TEM DOR DE COTOVELO PELO FLAVINHO (UM DOS MAIORES POETAS DO BRASIL) TER SIDO O ESCOLHIDO AO INVÉS DOS SEUS PREFERIDOS...

Anônimo disse...

fiagantcom tudo isso saida de flavinho silva entrada de delcio luiz na minha opinião quem cairia como uma luva no fundo seria o marcio wanderlei

Diego Souza disse...

Discordo de todo mundo o fundo de quintal já acabou faz tempo, e agora ainda piorou com a presença do Delcio Luis, o FDQ, nao é isso, não pode ser um grupo de aposentados em atividade, o samba deve muito aos caras, mas esses novos vocalistas e essa maneira de fazer samba só destroi o MITO FUNDO DE QUINTAL.... é uma pena, sinto falta dos músicos de talento que já fizeram parte do grupo!
Jájá nos shows tera aquela musica muito famosa ( e as estrelas lá no céu...) ou o Thiaguinho vai ser vocalista do FDQ tbm?!?!?!?!?!?

Anônimo disse...

De fato não entendi a saída do Flavinho Silva (ex-100%) e ao contrário dos Posts, o FDQ não acabou e nem vai. OS caras não são comerciais. Não tem bonitino rebolando para a mulherada...e mesmo assim todo mundo espera os Cds novos. Quanto ao Délcio Luis, o cara é muito bom, fez parte de um grupo muito comercial (Kiloucura) que queimou seu filme mas lhe deu dinheiro, penso cair como uma luva esta junção. Vida longa ao Fundo de Quintal. A propósito alguém sabe da saúde do Cléber Augusto?