Google

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

10 sambas para ouvir antes de morrer

Conforme sugestão do nosso parceiro Pedro Monteiro, divulgo aqui 10 sambas para ouvir antes de morrer. A idéia surgiu no post sobre o show de Zé Renato, intitulado "101 sambas para ouvir antes de morrer".

É realmente muito difícil escolher 10 ou 20 sambas sem cometer injustiças. Na minha lista, procurei juntar a Velha Guarda com coisas mais novas, como Fundo de Quintal.
É interessante ler algumas comunidades sobre samba no orkut. São brigas intermináveis e ásperas dos que gostam dos sambas de velha guarda contra os "caciqueanos", adeptos do ritmo desenvolvido no Cacique de Ramos e que foi divulgado principalmente pelo Fundo de Quintal.

Na lista tentei fazer justiça à todos, porque se não fosse o "Cacique" o samba estaria mais esquecido. Certamente, esse movimento nascido na década de 80 deu novo fôlego ao ritmo. Muitos discordam, mas é inegável que a maioria da juventude que levanta a bandeira do samba de qualidade atualmente começou ouvindo coisas do Cacique (Fundo, Zeca Pagodinho, etc).

Uma das músicas da lista (Coisas do mundo, minha nega) pode ser ouvida!

Os 10 sambas:
- O mundo é um moinho (Cartola)
- Coisas do mundo, minha nega (Paulinho da Viola)
- Cordas de Aço (Cartola)
- Dia de Graça (Candeia)
- Aquarela Brasileira (Silas de Oliveira)
- Mãos (Almir Guineto)
- Bar da Esquina (Fundo de Quintal)
- Prazer da Serrinha (Fundo de Quintal)
- Império Tocou Reunir (Silas de Oliveira/Dona Ivone Lara)
- Poder da Criação (João Nogueira/Paulo Cesar Pinheiro)

14-Coisas do mundo...

Nenhum comentário: