Google

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Beth Carvalho, samba e política

Mestra nos temas deste blog: samba e política, Beth Carvalho concedeu entrevista ao Jornal da Tarde, publicada nesta segunda-feira, 28. A “madrinha” criticou “alguns” dirigentes que estão transformando as escolas de samba em “empresas” e as distanciando das comunidades. “Isso é reflexo do país, da globalização, de governos Fernando Henrique [Cardoso] da vida”, analisou.

Beth afirmou que a diretoria da Mangueira lhe deve desculpas por tê-la expulsado de um dos carros alegóricos da escola no carnaval de 2007, mas é Estação Primeira “até morrer” e só vai desfilar este ano pela Viradouro “porque ficou irresistível”. Não fosse para sair em um carro que homenageia Cartola “não sairia, jamais”, disse. “Vou sair de verde e rosa, não com as cores da Viradouro. É uma homenagem a mim que estão fazendo.”

Comunista, a “madrinha” também falou sobre seu apoio a Lula e Hugo Chávez, “é questão de justiça, sei o que ele faz na Venezuela, como é bom presidente”, e disse que os Estados Unidos são responsáveis pela pobreza na América Latina.

Beth se recusou a falar sobre a polêmica por ter acusado Clara Nunes de tê-la plagiado em declaração ao livro Clara Nunes, Guerreira da Utopia, de Vagner Fernandes. “Esse assunto está morto.” Confira abaixo os principais trechos da entrevista:

Zeca Pagodinho

O Zeca era um cara magrinho, com sacola de supermercado com o cavaquinho dentro. Neguinho nem queria que ele cantasse. E eu disse: “Peraí, esse cara aí é bom, deixa ele cantar aí”.

Samba
Muda porque a vida muda. É revolucionário, é vanguarda porque é crônica do dia-a-dia. Se você não quiser ler o jornal, acompanhe o samba que ele vai dizer o que está acontecendo agora.

Carnaval
Escola de samba é uma instituição cultural. Essa mentalidade de empresa é que está dando confusão. Alguns dirigentes estão descaracterizando as escolas de samba (...) Tem que mudar de pensamento. Instituição tem que ser bem cuidada,cuidar das pessoas que a vida inteira se deram por ela. Há muito tempo não é assim, isso é muito ruim porque daqui a pouco o povo vira as costas. Cada vez menos tem povo na avenida, na arquibancada, na escola (...) Ninguém tem dinheiro para comprar fantasia. Está muito caro porque [a escola] virou empresa.

Celebridades
Acho que [as escolas de samba começaram a pensar como empresas] começou com os eventos de televisão, novela, Big Brother e não sei o quê... Isso é reflexo do país, da globalização, de governos Fernando Henrique [Cardoso] (...) Essa coisa de celebridade está em todos os setores. Todo mundo vira celebridade em cinco minutos.

Governos e o samba
O presidente Lula vai dar verba para as escolas de samba e o ministro [da Cultura] Gilberto Gil tombou o samba do Rio de Janeiro e o samba de roda da Bahia. Fernando Henrique não queria saber disso. Queria saber de Sorbonne.

Chávez
Não é questão de simpatia, é questão de justiça. Sei o que ele faz na Venezuela, como é bom presidente, eu vi (...) Na Venezuela tudo melhorou, também com a solidariedade de Cuba. Aliás, a pobreza de Cuba é culpa dos Estados Unidos. Responsabilizo [os EUA pela pobreza] em toda América Latina. Americanos estão em tudo. São capazes de derrubar o próprio prédio deles para justificar a guerra [no Iraque].

Lula
Lula entende bem o povo brasileiro. Já é uma grande coisa. Tem a mesma linguagem do povo.

Viradouro
Só estou saindo porque ficou irresistível, a homenagem, o samba... Vou sair de verde e rosa, não com as cores da Viradouro. É uma homenagem a mim que estão fazendo.

Mangueira
Essa diretoria da mangueira me deve desculpa. O que fizeram foi muito grave. Já estava armado de fazerem aquilo comigo, só não esperavam que a TVE filmasse. Aí o mundo inteiro viu. Essa diretoria me deve desculpas. Se vão fazer? Não acredito muito, não.

Amor eterno
Nunca deixei de ser Mangueira, sou Mangueira até morrer. A Mangueira é maior que tudo isso. É uma instituição e faço parte. Contribui um pouquinho pra ela.

5 comentários:

Fernando Augusto disse...

Boa! Só acho que ela se contradiz quando fala da Mangueira. Se a instituição Mangueira é maior que tudo isso, então porque não deixar a briga com a diretoria de lado e desfilar pela verde e rosa?

Leandro Conceição disse...

Não concordo com o Fernando. Acho que a Beth está certa.

Ela ainda ama a escola, a instituição, que é realmente maior que tudo isso, mas não há como deixar de protestar quanto à esta lastimável diretoria, que está transformando uma das mais queridas escolas , numa das mais ANTIPÁTICAS. Ela não desfila enquanto essa diretoria continuar. Acho que está certa!

Sinceramente, depois do caso Beth e da questão da homenagem ao Cartola, minha simpatia por essa escola acabou. Torço para que caia.

A Mangueira e qualquer outra escola de samba, time de futebol, instituição, país... tem que ser administrado por quem realmente o ama, senão... haverão outros casos Beth e Cartola!

Unknown disse...

As escolas, na ânsia de vencer campeonatos, cometem atos imperdoáveis; falou-se muito em Beth Carvalho, que é pessoa pública, e pouco da Velha Guarda da Portela, toda ela impedida de desfilar com a escola, em carnaval anterior; passaram depois, já sem o som da escola. Já se pode perguntar quem é que ficará de fora neste ano. Voltando à Beth, vê-la desfilando pela Vai-Vai é bom demais. Parabéns pelo blogd

Anônimo disse...

A Beth Carvalho vai desfilar pela Nenê? O que entendi é que ela irá desfilar pela Viradouro do Rio, aliás, de Niterói, que homenageará o Cartola. Agora, se ela for mesmo desfilar pela Nenê aqui em são Paulo, será mais uma prova de sua coerência, pois a Nenê ainda é uma de nossas Escolas tradicionais. Também não concordo com o Fernando, não dá pra simplesmente passar por cima do que fizeram com ela ano passado e com o que estão fazendo com a Mangueira de um modo geral.
Abraços e bola pra frente.

Fernando Augusto disse...

Quem disse que ela vai desfilar na Nenê?