Google

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Sérgio Cabral: "escolas estão divorciadas do samba"

Sérgio Cabral, não o governador do Rio, mas o jornalista e estudioso do samba, já aos 70 anos, concedeu uma grande entrevista ao "O Dia na Folia".
Entre outras coisas, afirmou que o samba-enredo "deixou de ser samba há muito tempo", que não se distinguem mais os sons de cada instrumento nas baterias, e que "os negros estão sumidos das escolas de samba".

Cabral diz que o samba é tocado de maneira apressada, segundo ele uma maneira paulista. Mas, "hoje as escolas cariocas correm mais do que as paulistas".
Outra parte interessante é quando diz que as escolas estão divorciadas do samba e que o principal motivo é o fim do samba de terreiro. "Sou do tempo em que nos ensaios de escola de samba se tocava samba de terreiro. Só nos dias próximos ao carnaval é que passavam a tocar samba-enredo".

A entrevista completa
aqui.

Um comentário:

Unknown disse...

Concordo com o Sergio Cabral em gênero, número e grau! faz tempo venho fazendo o mesmo discurso!
O fato mais gritante é o seguinte: O que chama atenção em escola de samba hoje em dia é passo marcado de comissão de frente!
Não existe mais samba no pé ! ninguém consegue sambar por muito tempo sem ter um ataque do coração! as pessoas não são espontâneas, se limitam a fazer passinhos e buscar com olhar babaca as celebridades nos camarotes! Não se vê nada de diferente, original e que provoque nos desfiles de hoje. Uma grande pena.

O samba volta pro botequim, como refúgio...

Ah ! pinta lá no blog pra dar sua opinião sobre racismo num dos meus últimos posts!
Aproveito pra pedir a autorização pra publicar também um link pra essa notícia no meu blog!

Abração!