Google

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

O samba paulista na TV Cultura

Nesta e nas duas próximas terças-feiras (5 e 12 de fevereiro - sempre a partir das 22h40), a TV Cultura exibe os três episódios do documentário Samba à Paulista – fragmentos de uma história esquecida, sobre a vinda dos negros a São Paulo e o samba, grande herança cultural deixada por eles.

Por ser um tema com fontes de registro escassas, os relatos se apresentam organizados em fragmentos, com entrevistas, músicas inéditas e imagens. Entre as personalidades destacadas estão Adoniran Barbosa, Geraldo Filme, Oswaldinho da Cuíca (foto), Henricão, Fernando Penteado, Carlão do Peruche, e Seu Nenê de Vila Matilde.


O primeiro episódio (29/1) resgata as raízes do samba e suas manifestações, como o Samba de Bumbo e do Batuque de Umbigada; a vinda do negro para a capital, sua ocupação marginalizada no espaço urbano, o trabalho, as tradições, e o papel das tias quituteiras como resistência ao samba. Além disso, o filme ressalta a repressão sofrida, os espaços de resistência e a história da Festa do Bom Jesus de Pirapora e da Fundação do Grupo Barra Funda, um dos pioneiros do carnaval paulistano.


No segundo episódio (5/2), cujo mote é escola de samba, mostra a rivalidade que existia entre o Cordão Camisa Verde e Branco e Cordão Vae-Vae, hoje denominada Vai-Vai; relata a história das duas escolas mais antigas de São Paulo, a Lavapés, de 1937, que atualmente está no terceiro grupo, e a Nenê de Vila Matilde, de 1949; fala da hegemonia do padrão carioca; faz uma reflexão sobre o carnaval do passado e o atual, e mostra um dia de preparativos do fundador da Unidos do Peruche para o desfile no Sambódromo.


O último episódio (12/2) traz, dentre outros, os engraxates da Sé, as rodas de tiririca, os ícones do samba e o movimento de pagode no Rádio. Em referência à profissão sambista, faz uma homenagem aos grandes compositores da cidade, às casas de samba São Paulo Chic, Oba-Oba e Jogral, e conta as histórias dos boêmios da noite. Para fechar, apresenta um painel dos novos movimentos do samba paulista, o trabalho de pesquisa, militância e resistência.


Os documentários foram elaborados por alunos da Universidade de São Paulo (USP), com a contribuição do antropólogo Marcelo Manzatti, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), e da professora Olga Von Simson, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), além da Cinemateca Brasileira e TV Cultura, que cederam seus acervos.


Serviço

Samba à Paulista – fragmentos de uma história esquecida

TV Cultura - Dias 29/1, 5 e 12/2, sempre às 22h40

Um comentário:

Fernando Augusto disse...

Carnaval também é legal por isso. Vários documentários legais na TV.