Google

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

A blindagem do governo e o fim do poder da mídia

A aprovação ao governo Lula, mostrada em pesquisa CNT/Sensus divulgada hoje, é mais uma prova de que a mídia dominante, desde a reeleição do presidente, não consegue mais influir decisivamente nas mentes de todas as classes sociais do país.

Na última eleição, o máximo que conseguiu foi forçar um segundo turno ao mostrar, com a ajuda de um delegado inescrupuloso da Polícia Federal, os dólares que supostamente faziam parte de um caixa 2 da campanha do PT. O candidato da oposição, no entanto, teve menos votos no segundo turno do que no primeiro. Uma façanha.

Agora, mesmo com todas as crises já criadas pela mídia este ano, como a "epidemia" (que não houve) de febre amarela e os cartões corporativos, que como se vê, são usados por governos de outros partidos também, não mancharam a aprovação ao governo.

A perda de poder dos grandes jornais e redes de televisão também se explica pelo acesso a outros meios de informação. O principal é a internet. No Brasil, mesmo quem não tem computador já pode acessar a rede na escola, faculdade ou lan-houses que, na periferia, cobram R$ 1 por hora.

No site da revista Fórum, uma das publicações "do outro lado", foi criada uma seção para os blogues políticos que denominam "independentes". Encabeça a lista a página do jornalista Paulo Henrique Amorim, o Conversa-Afiada.

A democratização da comunicação, que acontece aos poucos (bem aos poucos mesmo) no país explica parte da "blindagem" do governo Lula às crises que são criadas a todo momento. Claro que a explicação mesmo está na melhora (não a ideal) da vida dos mais pobres e na economia que cresce.

Um comentário:

Edu Maretti disse...

Curioso é que, apesar da crescente falta de credibilidade desse jornalismo denuncista e vazio, os jornalões insistem nele. Não que a denúncia de irregularidades não deva existir(quando é séria, ainda mais agora que o José Serra está metido numa confusão das grandes --he he he), mas denúncias armadas, como a daquela do delegado "inescrupuloso" citada no post, fruto de um conluio óbvio entre grande imprensa e partido políticos de direita (PSDB e Dem principalmente), um alimentando o outro num círculo vicioso sem fim, é definitivamente uma prática espúria que precisa ser combatida.