Google

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Vai, vai, vai... foi!


A Vai-Vai, como todos sabem, foi a grande campeã do Carnaval de São Paulo. É o 13º título da agremiação do Bixiga.


O desfile foi excelente. Aliás, as três primeiras colocadas foram deslumbrantes. A Unidos de Vila Maria, que ficou em terceiro lugar com o enredo "Irashai-mase, milênios de cultura e sabedoria no centenário da imigração japonesa", chegou a arrancar gritos de "É Campeão" no primeiro dia do desfile. A vice-campeã Mocidade Alegre levou à avenida o enredo "Bem-Vindo a São Paulo, sabe por quê? Porque São Paulo é tudo de bom!" e também fez um ótimo desfile, homenageando o ex-túmulo do samba e levantando a galera no Anhembi.


Mas ninguém superou a alvinegra da Bela Vista. Um enredo originalíssimo, "Vai-Vai acorda Brasil, a saída é ter esperança", mostrou que o futuro do país está na educação. Levou uma orquestra de verdade ao sambódromo, mas as regras da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liesa) permitiam que os músicos fizessem apenas figuração. Falou do maravilhoso trabalho desenvolvido pelo maestro Sílvio Baccarelli - sim, o dos casamentos - na favela de Heliópolis, a maior da capital paulista. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) foi destaque em um dos carros alegóricos - o que não deixa de ser uma ousadia, pois um político conhecido pode ser facilmente vaiado pela multidão.


A apuração não foi menos emocionante que o desfile da Vai-Vai e da Mocidade. No último instante, no último critério, por 25 centésimos, a Mocidade não foi campeã. As duas atingiram a pontuação máxima: 90 pontos. A maior e a menor nota eram descartadas, segundo o regulamento deste ano. Por isso, o 9,75 da Mocidade não foi utilizado na soma total dos pontos, mas valeu para critério de desempate. O quesito "harmonia" era o primeiro a ser considerado.


O Anhembi literalmente pirou com a Vai-Vai. A bateria esteve impecável, com um espetáculo chamado Amanda Françoso (foto) à frente. As bandeirinhas distribuídas pela escola foram até usadas, vejam só, em uma coreografia pelo público. É a mais popular, a mais tradicional e a maior campeã do carnaval paulistano. Parabéns, Vai-Vai!


(foto: Tiago Queiroz / Agência Estado)

Um comentário:

Fernando Augusto disse...

É bom lembrar que a Amanda não é a rainha da bateria, mas sim madrinha.