Google

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Preconceitos americanos contra Obama

Conforme cresce a pré-candidatura do senador negro Barack Obama à presidência dos Estados Unidos, aumentam também as "manobras" dos seus adversários (ou da sua adversária) para tentar conter a "onda Obama".

As "gafes" da TV americana se repetem, sempre associando a imagem do terrorista Osama Bin Laden à de Obama. Hoje, foi divulgada para o mundo esta foto, tirada em 2006 no Quênia, país de origem do pai do candidato. Obama aparece vestido com roupas tipicamente muçulmanas, o que é normal e não significa necessariamente que esta é a sua religião. Ele já se declarou protestante.

No entanto, a tentativa é de associar a sua imagem com a dos terroristas que tanto amedrontam os americanos. Para isso, utilizam o preconceito difundido nos EUA contra os árabes e muçulmanos.
A campanha de Obama acusa a sua adversária nas prévias democratas, Hillary Clinton, de ter difundido a foto. Mas, curiosamente, o blog Drudgereport foi o primeiro a divulgá-la, o mesmo que mostrou em 1998 o caso de Bill Clinton com a estagiária da Casa Branca Mônica Lewinsky.
"Quero deixar claro que não conhecemos essa fotografia, a campanha não a sancionou e eu não sei nada sobre isso", disse o porta-voz de Hillary, Howard Wolfson.
No dia 4 de março acontecem prévias decisivas no estado de Ohio. Obama está pouco a frente de Hillary. Entre os republicanos o senado John McCain será o candidato.
Cuba
Em um debate realizado na semana passada, ficaram claras algumas diferenças no que pensam Obama e Hillary sobre a ilha de Fidel Castro.

Perguntados se conversariam com o novo comandante do país, Raúl Castro, Obama disse que os EUA precisam dar o primeiro passo na reaproximação dos dois países. Já Hillary foi mais conservadora: afirmou que só conversa se ficar claro uma "democratização" da ilha.

Interessante seria perguntar a Hillary se ela não conversaria com o presidente da China, já que lá também existe uma ditadura. Aliás, bem pior que a cubana no que se refere a violação dos direitos humanos.
Foto: arquivo-2006/Associated Press

3 comentários:

Anônimo disse...

Esta foto ainda vai dar muito trabalho ao Obama. Se ele for realmente escolhido pelos Democratas, como não reagirão e se aproveitarão os hidrófobos, xenófobos e outros "fobos" Republicanos?
a) Valdotele

Leandro Conceição disse...

Mesmo que o Obama fosse muçulmano, que mal há nisso?

Tática ridícula,não creio que a senhora Clinton sabia, mas, não tenho dúvidas que foi algum "aloprado" de sua equipe.

E viva Obama! rsrs

Anônimo disse...

Viva Obama !