Google

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Enquanto pulamos carnaval...

Os pré-candidatos à presidência dos Estados Unidos se preparam para a chamada “superterça”, no dia 5, quando 21 estados realizam prévias e devem definir quem vai disputar a sucessão de George W. Bush pelos partidos Democrata e Republicano.

Entre os democratas, John Edwards saiu do páreo. O ex-senador pela Carolina do Norte desistiu da corrida após perder as prévias em quatro estados. Agora, a disputa ficou polarizada entre Barack Obama e Hillary Clinton, que venceu com boa vantagem na Flórida e lidera a disputa. No início da semana, Obama recebeu o importante apoio do senador Ted Kennedy.Segundo pesquisa da Associated Press, 40% dos partidários de Edwards dizem apoiar Hillary, enquanto 25% apóiam Obama.

Já pelo partido mais conservador, o Republicano, o senador pelo Arizona John McCain venceu na Flórida e está à frente de Mitt Romney. O favoritismo de McCain aumentou com o apoio anunciado pelo governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger. A Califórnia é um dos estados mais importantes na disputa, pois representa 15% do total de votos necessários para a nomeação.O ex-prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani, desistiu da disputa e também anunciou apoio a McCain.
(Publicado originalmente no jornal Visão Oeste)

Nenhum comentário: