Google

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Samba se aprende na escola? Ou na universidade?

Estava eu navegando pela internet quando vi um banner publicitário da Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro. O anúncio dizia: "Graduação em Carnaval - duração: dois anos e meio".

Quando bati o olho não entendi direito. Achei que se tratava de algum curso promovido durante o carnaval, o que já é estranho, diga-se de passagem. Cliquei e percebi que não. É realmente um curso de graduação da Estácio, promovido pela "universidade politécnica" da instituição.

O nome oficial do curso é "tecnologia em gestão do carnaval". O perfil profissional, segundo o site é: "Atua em produção e gestão de eventos carnavalescos com base na cultura brasileira e na experiência das escolas de samba e de outras manifestações regionais similares, desde a administração de agremiações até a parte criativa do negócio".
E o mercado de trabalho? "O profissional poderá atuar em empresas do setor de turismo e hotelaria, escolas de samba, prefeituras e órgãos públicos, agremiações carnavalescas e folclóricas, clubes e ONGs", diz o site.

Acessei o programa do curso. São matérias interessantes, que vão desde Língua Portuguesa, empreendedorismo, até julgamento de escola de samba!
Claro, fiquei com medo. Um curso desses só mostra mais uma vez que o carnaval, principalmente o do Rio, é cada vez mais um negócio. Não achei o preço do curso. Vou ligar na universidade e me informar e colocar aqui.
Mas que eu fiquei com vontade de prestar o vestibular....ah, sem dúvida!
Para acessar as informações completas clique aqui.

6 comentários:

Unknown disse...

Fala cumpádi ! tô sumido geral mesmo... o bicho tá pegando no trabalho!

Os desenhos são meus sim, publiquei pra ter algo diferente pra postar.

Até logo!

Abração mermão!

Anônimo disse...

É, não confunda. Aqui se trata da famosa Universidade Estácio de Sá , verdadeiro shopping center do ensino brasileiro, não a antiga e tradicional Escola de Samba Estácio de Sá, que nem sei se ainda existe.
Será que o aluno desse curso precisa gostar de samba, Carnaval, cultura brasileira, ou basta gostar de economia e finanças?
Um abraço do Valdo Tele.

Leandro Conceição disse...

Detestei a idéia. O Carnaval tem que ser uma expressão da cultura popular, algo da comunidade, do povão. Não um mero negócio, um circo, que serve apenas para "modelos" e BBBs aparecerem - apesar que nos últimos anos parecem que as escolas têm tido uma visão contrária à minha.

Sou contra essa "profissionalização" do Carnaval, que já vem ocorrendo, infelizmente, mas iniciativas como um curso desses só serviriam para enterrar de vez a magia da principal festa popular do país, talvez do mundo!

Fernando Augusto disse...

Ô Pedro...você que é aí do Rio, faz o curso e diz se é bom...hehehe

André Graziano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
André Graziano disse...

Já disse o maior sambista da história, Noel Rosa: "Batuque é um privilégio, ninguém aprende samba no colégio", em Feitio de Oração.