Google

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Natal da Portela, o filme

Ainda na onda do carnaval, a TV Brasil passou o filme "Natal da Portela" (1988), de Paulo César Saraceni, uma co-produção Brasil/França que conta a história do "Seu Natalino", o bicheiro que deu tudo pela Portela e por Madureira.
O filme é ruim tecnicamente e as belas interpretações de Milton Gonçalves (que interpreta Natal), Grande Otelo, Zezé Mota e outros, contrasta com a de Almir Guineto, escolhido para representar o Paulo da Portela. Mesmo assim é ótimo para entender melhor esse personagem que virou bamba, mesmo sem nunca ter tocado um instrumento ou composto um samba.
Natal é mostrado como realmente foi. Um homem que fez tudo pela comunidade, mas não um homem bom. Inclusive o episódio em que mata um rival (um racista que o chama de "negro nojento") e vai parar no presídio da Ilha Grande é mostrado. O personagem principal é daqueles que ocuparam o vazio deixado pelo Estado nos suburbios.

Ao mesmo tempo é possível entender um pouco dos sucessivos campeonatos que a Portela venceu e conhecer um pouco também de Paulo da Portela e da velha-guarda. Destaque para o episódio do afastamento do Paulo, após briga com Manoel Bam-bam-bam, e a sua composição "o meu nome já caiu no esquecimento".

Algumas cenas dos desfiles são um pouco estranhas. Não condizem com a realidade. Talvez pela falta de recursos, ou devido à participação dos franceses. No final são mostradas cenas reais do desfile que a escola fez, já na Sapucaí, em homenagem a Natal. É legal ouvir um diálogo na avenida entre Monarco e João Nogueira.

No site Portela Web encontrei mais coisas interessantes sobre Natal, como a sua passagem na diretoria do clube Madureira, e uma excursão internacional que fez com o time de futebol. Vale a pena dar uma passada por lá.
Na cena da foto, Paulo da Portela (Almir Guineto) mostra composição a Natal (Milton Gonçalves).

2 comentários:

Anônimo disse...

Apenas para lhe informar que Natal da Portela nasceu em Queluz - SP.
Vc confirma????


BBB

Fernando Augusto disse...

É verdade, mas mudou cedo pro Rio