Google

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

IV Festival Nacional de Choro


A imprensa quase não divulgou. Só vi uma reportagem no Jornal da Gazeta. Procurei informações na internet e....claro! caí no site Samba-Choro. Segue o texto:

Artistas renomados e consagrados no cenário nacional e mundial da música estarão em São Pedro (SP), durante o IV Festival Nacional de Choro. O evento vai ocorrer de 9 a 17 de fevereiro no Hotel Fazenda São João e conta com extensa agenda de shows e apresentações para o público paulista.

O Festival é promovido pela Escola Portátil de Música, considerada uma das mais importantes na área de educação musical do país, com sede no Rio de Janeiro. São nove dias de música em tempo integral, por meio de oficinas, aulas, palestras, práticas, rodas para músicos já inscritos e shows para o público em geral.

Esta quarta edição do Festival homenageia o centenário de nascimento de Waldiro Frederico Tramontano, o Canhoto, cavaquinista e líder do regional que levava seu nome, de fundamental importância para a música popular brasileira em geral e o choro em particular, no século XX.

Os professores do Festival são os mais respeitados músicos do gênero: Alvaro Carrilho; Amelia Rabello; Anna Paes; Antonio Rocha; Bia Paes Leme; Celsinho Silva, Cristovão Bastos; Jayme Vignoli; Luciana Rabello; Luiz Flavio Alcofra; Marcílio Lopes; Mauricio Carrilho; Nailor Proveta; Nailson Simões; Naomi Kumamoto; Oscar Bolão; Paulo Aragão; Paulo Malaguti; Pedro Amorim, Pedro Aragão; Pedro Paes, Rui Alvim; Thiago Osório e Toninho Carrasqueira. Eles, com os alunos que também são músicos profissionais, serão as estrelas das apresentações.

Confira a programação do IV Festival Nacional de Choro:

* Dia 9/02 – Sábado, 9 h - Roda de Choro na "Feirinha do Produtor" com a participação de alunos e professores; Às 21 h, Show com a "Orquestra dos Professores" na Praça de São Pedro com repertório de choros e marchinhas de carnaval;

* Dia 10/02 – Domingo, 21 h: Show em homenagem ao "Canhoto do Cavaquinho" com Maurício Carrilho, Luciana Rabello, Celsinho Silva, Toninho Carrasqueira, entre outros, no Hotel Fazenda São João. Contempla o repertório gravado pelo Regional do Canhoto quando acompanhava os mestres Benedito Lacerda, Pixinguinha, Altamiro Carrilho e Jacob do Bandolim;

* Dia 12/02 – Terça-feira, 21 h, Show da cantora Amélia Rabello com Marcílio Lopes, Luiz Flávio, Lucas Porto, entre outros, no Hotel Fazenda São João;

* Dia 14/02 – Quinta-feira, 21 h, Show com o pianista Cristóvão Bastos e participação de Maurício Carrilho, Nailor Proveta, Luciana Rabello, também no Hotel Fazenda São João (Esta será a primeira audição das composições de Cristóvão Bastos que estão no seu próximo CD, ainda inédito).Mais informações sobre o Festival no site da Escola Portátil.

A imagem que ilustra este post é reprodução da obra "Chorinho", de Cândido Portinari

Nenhum comentário: